quinta-feira, 26 de julho de 2007

Software aponta ‘falso amigo’ em rede social

Uma nova ajuda em breve será disponibilizada para os membros de comunidades on-line que não conseguem distinguir entre pessoas reais e cadastros falsos nos perfis que tentam adicioná-los como "amigos".

Sites como MySpace, Facebook e Orkut geraram uma nova forma de perturbação: criminosos virtuais criam perfis falsos bastante realistas e se fazem passar por usuários de verdade para convencer as pessoas a fazerem parte de sua rede de relacionamentos on-line. Isso dá aos criminosos acesso à caixa de entrada dos usuários, que são inundadas com links suspeitos.

Apesar de existirem filtros que podem diferenciar spams e e-mails reais, é difícil distinguir entre os usuários de verdade e aqueles falsos criados por spammers. “Não podemos nos apoiar em nenhum esquema já existente para combater esse problema nesse ambiente”, afirma Aaron Zinman, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês).

Segundo o site da publicação “New Scientist”, para tentar evitar o problema, o pesquisador, junto com seu supervisor Judith Donath, criou um software que analisa as páginas do MySpace -- verificando o comportamento social, o quão personalizada a página é, quantas fotos e vídeos ela tem e a freqüência de recebimento e envio de mensagens.

Então os pesquisadores olharam 800 perfis do site escolhidos ao acaso e os classificaram em relação à sociabilidade da pessoa. O software foi então ensinado a julgar quando o perfil é real ou falso, ao comparar os dados dos pesquisadores com as medições feitas nas páginas.

A idéia é utilizar as estimativas para que o usuário decida se deve aceitar ou não um pedido para ser amigo na rede social. O software será apresentado em uma conferência anti-spam no próximo mês.

Fonte: G1

0 comentários:

Todos as postagens foram retiradas do site www.g1.globo.com, com um trecho informando sua origem.
Agradecemos a preferência e volte sempre!